segunda-feira, 13 de julho de 2009

BIOCOMBUSTÍVEIS E-LERNING

Este post destina-se á disciplina de Biocombustíveis, fazendo parte do processo avaliação.

Assim, na sequência do Mestrado em Engenharia dos Sistemas Bioenergéticos a descoberta de novas ferramentas e métodos do processo de aprendizagem, facilita não só a interacção entre os colegas de turma mas também com os professores.

Assim o video (link) que deixo hoje aqui é referente ao tema Biomassa mais propriamente ao processo de gasificação.

Nota: Para visualizar basta clicar em link

2 comentários:

Lau disse...

Com este vídeo percebemos, logo à partida, que a obtenção de energias que não metem em causa a sustentabilidade e a escassez de recursos essenciais, ao mesmo tempo que ajudam o ambiente, pode não ser somente fruto da nossa imaginação, mas é já algo real e acessível. O caso específico apresentado neste vídeo que valida a afirmação anterior é a geração de biocombustíveis a partir de biomassa. O método utilizado pela empresa retratada na apresentação recorre a um método de gaseificação para transformar resíduos que normalmente iriam parar a uma lixeira, para produzir etanol e mesmo hidrogénio, que por muitos é considerado o combustível do futuro.
Após a moagem de resíduos, como os vegetais, os lixos municipais, os restos agrícolas, é feita uma gaseificação, tendo como produto final um gás. É esse gás que pode ser usado para a geração de energia e produção de biocombustíveis.
Apesar de ser um panorama atraente, a complexidade deste processo é grande, e como tal pode criar barreiras a esta iniciativa.
A verdadeira e a principal vantagem a reter aqui prende-se sobretudo com o aproveitamento de lixos para produzir algo que nos falta, energia!
Resumindo é um processo que nos permitiria gerar energia por meio de um sistema com reduzida produção de carbono e, de um certo modo, economicamente rentável visto não existir um custo associado às matérias-primas.
Como acontece com a maioria dos mecanismos de obtenção de biocombustíveis ainda muitos estudos devem ser feitos de modo a rentabilizar, quanto possível, tanto económica como energeticamente todo o processo.

Cláudia Valente

Lopo disse...

A produção de energia sem recorrer a combustiveis fósseis é a meta que se pretende alcançar no mais curto espaço de tempo possivel. Para que tal seja possível hà que desenvolver várias tecnologias e processos de forma a que se possam utilizar diversos tipos de matérias primas para a obtenção de energia.
O processo ilustrado por este video é um bom exemplo de utilização de diversas fontes de matéria prima, conferindo não só a vantagem de produzir energia sem aumentar as emissóes de gases com efeito de estufa, visto que recorre a fontes ditas renováveis, mas também é vantajoso na medida em que utiliza resíduos sólidos que de outra forma seriam colocados em aterros e iriam poluir o solo, àguas e libertar metano, fruto da fermentação anaeróbia. A utilização de biomassa florestal è também positiva na medida em que alivia a carga de combustivel disperso pela floresta, diminuindo assim os riscos de incêndio e contribuindo para uma correcta gestão silvicula.
Neste processo o combustivel resultante pode ser utilizado na forma gasosa e também na forma liquefeita, o que também é uma vantagem.